sábado, 4 de setembro de 2010

Um ano...

5 de Setembro de 2009 – chorei porque não sabia sorrir tanto…! Esta foi a melhor forma que, muito resumidamente, encontrei para resumir o que senti…

Parabéns, meu príncipe!!

Um aninho…

Faz hoje um ano que te vimos a primeira vez… Nunca poderei esquecer da primeira vez que te olhei, meu filho… a tua boca era tão perfeita! Deitado em cima de mim, embrulhado no pano verde, toquei na tua mão esquerda e tu agarraste-a e sossegaste o teu choro… que mão grande tu tinhas, aquela mesma que vimos tantas vezes a acenar ainda dentro da barriga da mamã.

Depois desse primeiro contacto já não consegui tirar mais os olhos de ti, vi o enfermeiro a limpar-te, a pôr-te pomada nos olhos, a pesar-te, a medir-te… vi-o a vestir as roupinhas brancas que escolhi para ti especialmente para aquele dia… tanto sonhei com o momento e nunca acertaria nos pormenores…. Mil anos que viva e não consigo esquecer o que senti quando te cheirei a primeira vez… é um sentimento de “É meu!” que não consigo explicar!

O papá portou-se muito bem, assistiu a tudo, cortou o teu cordão umbilical e esteve a estimular-te enquanto os enfermeiros cuidavam da mamã…já tínhamos o nosso bebé!

Muitos foram os momentos de grande carga emotiva… mas nunca esquecerei a luz que se fez quando o tio Serginho, a tia Paulinha e o mano entraram para te ver, ainda na sala de partos. Assim como não esquecerei o quanto me senti uma menina pequenina quando te mostrei ao avô João e à avó Tila. E chorei, chorei muito! Um orgulho tão grande, meu amor…. O meu bebé estava finalmente nos meus braços, e era tão perfeito!

As horas/dias a seguir ao teu nascimento foram complexas para mim, estava tão emocionada por te ter ao meu lado… mas as saudades do mano e do papá foram tão fortes. Custou-me muito ficar ali no Hospital, mesmo estando muito feliz… passei as noites a olhar para ti, a contemplar a tua beleza, a tua tranquilidade, a ver todos os detalhes de ti, os pés tão pequeninos que antes me pontapeavam, os teus dedos grandes que irão fazer algo importante, a tua boca, os teus olhos, o pouco cabelo, as orelhinhas…a tentar que o tempo passasse depressa para virmos para a nossa casa onde tudo estava meticulosamente preparado e planeado para te receber.

No dia que estava planeado termos alta tivemos a notícia de que terias que ficar a fazer fototerapia porque estavas com icterícia… aí a mamã chorou, chorou muito…. Não que fosse grave, nada disso, é uma situação vulgar… mas a mamã estava mesmo muito cansada, morta de saudades do mano, farta de estar fechada no hospital… Insistiram comigo para eu ir para casa e tu ficares… médicos, enfermeiros… a pressão era muita! Mas eu não consegui! Lá me aconcheguei o melhor que pude no cadeirão que havia na sala do serviço de pediatria onde ficamos e tentei descansar o que pude, sempre com a esperança que no dia seguinte tudo tivesse passado e tivesses, finalmente, alta!

E assim foi! Mais uma vez chorei quando a médica me disse que ias ter alta… só queria sair dali depressa, não fosse ela mudar de ideias! Hoje consigo rir-me disso, na altura era só o que pensava!

Lá veio o papá com o ovo para te colocar em segurança… tanto imaginei esse momento… e sabes, eras tão pequenino, “perdias-te” lá dentro.

Todo o processo até saírmos do hospital foi moroso mas estávamos, finalmente, numa salinha à espera que o papá chegasse com a carrinha para irmos para casa. Estava tanto calor, meu amor…

Casa!! Que saudades! Tirar a roupa, tomar um banho… deitar-me na minha cama, dormir! Que bom!

As primeiras fotos com a máquina da mamã… as visitas…as rotinas…

E assim começou a nossa vida juntos, meu anjo…. Um amor crescente que de tão imenso até chega a doer...

Tu e o mano fazem de mim uma mulher muito realizada, fazem de mim o que sou… FELIZ!

Vivo por e para isso, ser vossa mamã a tempo inteiro! Cuidar de vocês, mimar-vos, ensinar-vos, educar-vos…

E um ano passou… cresceste!

Fazes tantas coisas, meu amor… sabes tantas coisas… dás-nos tanto!

Com um ano…

- Gatinhas muito bem, corres tudo!

- Dás miminhos quando te pedimos (e às vezes mesmo sem pedirmos);

- Tapas os olhos (ou as bochechas, os ouvidos, a testa…) para fazer “cúcú”;

- Bates palminhas de alegria e fazes “a galinha põe o ovo…”;

- Começas a querer encaixar coisas umas nas outras…

- Adoras tudo o que te apareça de novo!

- Não resistes a uma bola e chutas muito bem!

- Deliras com o Panda e as suas musiquinhas;

- Adooooooooooooras uvas!

- Já comeste a tua primeira coxa de frango sozinho eheh;

-Gostas muito de bolachas de “água e sal” das pequeninas;

- Ris imenso com as brincadeiras do mano e alguns “disparates” do papá;

- Ris à gargalhada quando a mamã te faz o “bicho, bicho, bicho…” ou o “pica, pica, pica…”;

- Dormes de barriga para baixo como a mamã sempre que podes;

- Não gostas de andar calçado (culpa nossa que andamos sempre contigo descalço!) nem de dormir tapado;

- Gostas muito de ir à piscina do avô João e, mesmo que a água esteja fria, para ti está sempre bem!

- Adoras ver as plantinhas com o avô João;

- Já sabes abrir torneiras (uma chatice, não nos podemos distrair!);

- Já “atendes” o telemóvel… nem sempre o pões na orelha, às vezes é no pescoço, na testa, na cabeça…

- Dizes “mamamama…” para chamar por mim quando estás com o miminho ou queres colinho;

- Tens 7 dentinhos e o 8º deve estar mesmo a caminho;

- Ainda és viciado na maminha da mamã (ainda mamas de noite)… e agora não te atrapalhas nada para puxares a minha camisola em qualquer sitio e ris muito com cara de mimado a olhar para a mama;

(…)

E pronto…. Resumidamente és um bebé ainda muito tranquilo mas muito espertalhão! Entendes “tudo” o que te dizemos e explicas muito bem o que queres! És muito mimadinho… e lindo!

AMO-TE, meu anjo!

Hoje vai ser um dia de muitas emoções… aliás, as lágrimas já começaram a cair…

COMECEM OS FESTEJOS!!


Abracinho ao papá!


Está lá?

Mamã, posso ajudar?

4 Comentários:

Blogger carla disse...

Que linda homenagem ao filhote Parabens, não me contive tinha de deixar meu comentário,mesmo sem o conhecer me emocionei as lágrimas correram, te desejo tudo de bom pequeno princepe um bj grandão da prima Carla

5 de setembro de 2010 às 00:36  
Blogger Sistermoon disse...

Lindo, daquelas coisas que só uma mãe sente e sabe dizer, como eu te entendo... E que menino lindo!

Parabéns, ser mãe é uma dádiva, um acto de coragem e amor e nas tuas palavras entendo que tens a coragem e que amas muito...

Força, nem sempre vai ser fácil, mas se fosse, também não tinha piada!

5 de setembro de 2010 às 00:38  
Blogger João Gonçalves disse...

Depois de um texto destes é difícil encontrar palavras para me exprimir mas penso que chega dizer que este lindo menino é uma luz que ilumina esta família com tal intensidade que em qualquer momento nos permite sorrir e sentir feliz!
Parabéns meu bebé lindo e para todos os que têm a sorte de estar presente na tua vida!

5 de setembro de 2010 às 22:58  
Blogger margarida disse...

Orquídea, que texto tão bonito!

O João está enorme, é um ano que passa muito depressa mas com progressos muito grandes!

E não sentes vontade de viver esse dia outra vez?!

Ai que saudades do cheirinho de um recém nascido!

Muitas felicidades para ti e para a tua família tão bonita!

bjinhos

8 de setembro de 2010 às 11:34  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial