terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia da Criança





Hoje é o 1º "Dia da Criança" do Joãozinho (e aparentemente o 1º que não é do mano que decide ser criança só quando lhe convém - palavras dele).

Lembrei-me hoje que alguém muito especial, quando eu fui baptizada, me ofereceu algo que só alguém especial se poderia lembrar de oferecer: um livro infantil com os Direitos da Criança, conforme foram escritos na Declaração dos Direitos da Criança, pela ONU, em 1959. Esse "alguém" foi o Padre José Torres Maia, orientador do meu pai (pai, corrige-me a expressão se achares pertinente, não arranjei outra...), casou os meus pais e baptizou-me a mim e ao meu mano. Infelizmente não sei desse livro, ficam apenas as memórias de um livro azul, com ilustrações giríssimas de crianças de todas as raças de mãos dadas em torno da Terra....
No dia em que se comemora a criança (não deveria ser todos os dias?? ), deixo aqui os 10 Princípios Fundamentais da Declaração:
  • Princípio 1º
    Toda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!

  • Princípio 2º
    Todas as crianças têm direito a protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.

  • Princípio 3º
    Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.

  • Princípio 4º
    As crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.

  • Princípio 5º
    Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.

  • Princípio 6º
    Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.

  • Princípio 7º
    Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.
    E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!

  • Princípio 8º
    Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.

  • Princípio 9º
    Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas).
    Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.

  • Princípio 10º
    A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.

    Se tudo isto for cumprido, no futuro as crianças poderão viver em sociedade como bons adultos e contribuir para que outras crianças também vivam felizes!

2 Comentários:

Blogger sim disse...

Já agora podias ter dito quem te ofereceu o livro,beijinhos ,

1 de junho de 2010 às 22:39  
Blogger margarida disse...

Olá Orchid!

Não sabia que tinhas um blog. Eu também, há já uns anos mas privatizei com porque queria pôr fotos. Até aquele cantinho meu do qual eu gosto tanto anda murchinho!

Adorei ver o teu João está tão lindo!

Lamento não estar (tão) presente no nosso grupo das mamãs de Agosto mas a minha vida não tem estado fácil.

Continua com o blog, acho que é uma rica herança que podemos deixar aos nossos filhotes.

Beijinhos

mãedeagosto

3 de junho de 2010 às 09:32  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial